Maine Coon, é considerada a raça americana de pelo semi longo mais antiga, além de ser a maior de todas as raças de gato do mundo. Foi reconhecida como raça oficial no estado norte-americano do Maine, onde era famoso pela sua capacidade de caçar ratos e tolerar climas rigorosos. Também é conhecido como “o gigante gentil”.
Origem
O Maine Coon foi uma das primeiras raças a ser reconhecida no final do século XIX como um gato de estimação e logo se tornou querido. O Sr. F. R. Pierce, que possuía Maine Coons no início do ano de 1861, registrou no livro The Book of the Cat que um gato Maine Coon malhado chamado Leo foi premiado Melhor Gato da cidade de New York em 1895 e foi um vencedor em Boston em 1897, 1898 e 1899. O Maine Coon é uma raça de gatos com registros iniciais na região que abrange a costa nordeste do Canadá e o leste dos EUA. A origem da raça é incerta. Existe uma teoria que aponta o surgimento a partir do cruzamento entre gatos nativos de pelo curto e gatos europeus de pelo longo (da raça norueguesa Norwegian Forest ou gatos Angoras), trazidos da Europa por Vikings no século XI.
Comportamento
O Maine Coon é extremamente dócil, meigo e companheiro, dando-se bem com outros gatos e outros animais de estimação, como o cão. É um gato de fácil adaptação e essencialmente muito amigável. Eles podem serem reservados com pessoas que não estejam familiarizados, com o tempo, no entanto, mesmo os mais prudentes se adaptam. Carente de cuidados e atenção, necessitam sempre de companhia. Seu miado é um dos mais curiosos, por ser semelhante a um grilo.
Características Físicas
Maine Coons são uma das maiores raças de gato doméstico. O tempo de vida médio do Maine Coon é de 12 anos e meio. É geralmente uma raça saudável e resistente e se adaptam para sobreviver. Os machos pesam de 6 a 11 kg com fêmeas pesando de 4,5 a 6,8 kg. A altura de adultos pode variar entre 25 e 41 cm e atingir um comprimento de até 120 cm, incluindo a cauda, que por sua vez atinge um comprimento de 36 cm e é longa, afunilada e com muito pelo, quase semelhante a uma cauda de guaxinim. O corpo é sólido e musculoso, necessário para suportar seu próprio peso, e o peito é amplo. Maine Coons possuem uma forma do corpo retangular e demoram a amadurecer fisicamente; seu tamanho total potencial normalmente não é alcançado até que eles tenham de três a cinco anos de idade, enquanto outros gatos levam cerca de apenas um ano. A raça possui mais de 50 cores diferenciadas, que vão desde o mais puro preto até o branco, apresentando todas as variações possíveis entre elas.